Confraternização de empresa, efeito motivacional para colaboradores.



Confraternização de empresa, efeito motivacional para colaboradores.


Você por acaso conseguiu reparar como, com a aproximação do final do ano, os colaboradores logo começam a criar expectativas para o evento de encerramento das atividades da empresa?
E motivos para isso não faltam! Afinal de contas, especialmente em tempos de crise, todos querem comemorar os resultados obtidos — por menores que sejam.
Será que essa ocasião serve apenas para diversão e descontração? Que outras vantagens uma confraternização de empresa pode trazer?
Vamos mostrar aqui uma série de benefícios que uma confraternização de empresa pode trazer para a produtividade, o bem-estar e a integração dos colaboradores!

Marca o início a um novo ciclo.

Independentemente de sua empresa ter conseguido alavancar as vendas e a produtividade ou de ter enfrentado momentos de grande dificuldade, é fato:
todas as organizações encaram desafios e conquistam resultados ao longo de um ano.
Essa alternância de bons e maus momentos faz parte do ciclo de qualquer empreendimento.
É no final do ano que as pessoas geralmente se sentem mais dispostas a esquecer as turbulências, renovar suas esperanças e focar esforços no alcance de um resultado melhor.
Por mais que sejam apenas simbólicas nesse sentido, as confraternizações de empresas marcam o encerramento de um período e o início de um novo ciclo.
 E essa é uma das principais razões para que as pessoas fiquem mais otimistas e motivadas depois desses eventos.

Proporciona momentos de conversa descontraída.

Com a correria do dia a dia e as diversas tarefas para realizar, os funcionários de qualquer empresa nem sempre têm a oportunidade de realmente conversar com quem passam um grande período de tempo em suas vidas: os colegas de trabalho.
Pois o evento de confraternização é uma ótima oportunidade para eles se reunirem e finalmente conversarem de forma descontraída.
Está aí se perguntando sobre o benefício dessa ação?
Além da diversão, claro, esse clima relacional e a proximidade criada são soluções que amenizam um dos maiores problemas enfrentados na gestão de recursos humanos: os conflitos pessoais.
O dinamismo e a interação típicos dessas ocasiões favorecem a construção de um ambiente de trabalho mais agradável, propício a resultados engrandecedores.

Promove a integração entre setores.

Embora a maioria das pessoas passe mais tempo no trabalho que em qualquer outro local, é muito comum que não tenham a oportunidade de realmente se relacionarem com colegas de outros setores.
A confraternização da empresa é uma ocasião que pode reduzir essa distância, promovendo uma maior integração.
Por isso, elabore atividades que estimulem esse convívio, como gincanas, brincadeiras ou um amigo secreto. O importante é promover a mistura, incentivando as pessoas a saírem da sua panelinha habitual.
Com a criação desses laços, as chances de sucesso da empresa são potencializadas. Afinal, é mais fácil ser indiferente aos esforços de um desconhecido do que às iniciativas do colega bacana com quem conversou na última festa.

É um investimento em endomarketing.

Acredite você ou não, a realização de confraternizações é uma excelente estratégia de endomarketing.
Depois da comemoração, os colaboradores tendem a enxergar sua função como mais que um mero trabalho. A partir daí, torna-se uma oportunidade de percorrer uma jornada significativa em equipe, promovendo o desenvolvimento pessoal.
Essa visão altera (e muito) a atitude dos funcionários em relação à empresa. Na prática, eles passam a se empenhar mais para alcançar o sucesso, transformando-se em verdadeiros aliados do negócio, promotores da companhia diante dos clientes e da comunidade.

Reforça a cultura organizacional.

Eventos são excelentes oportunidades para reforçar a cultura organizacional, aqueles valores que estão no DNA da empresa e que determinam sua postura quanto à valorização dos funcionários, às políticas de trabalho e atendimento ao cliente, aos hábitos incentivados ou reprovados, aos valores e à missão do negócio, entre outros.
Portanto, além de refletirem a identidade da empresa, os eventos são oportunidades para reconhecer ou destacar as equipes ou os colaboradores que praticam cada um desses conceitos atrelados ao negócio.
Isso incentiva um comprometimento maior com a cultura organizacional e tem um efeito multiplicador diante do grupo.

Favorece um marketing indireto positivo.

Embora esse não seja o objetivo direto do evento, em tempos em que as redes sociais dominam a comunicação, você pode ter certeza de que seus funcionários farão questão de publicar fotos em sua festa de final de ano.
E essa divulgação pode causar um impacto muito positivo na imagem que a empresa imprime em seu mercado ou na sua região.
Afinal, quem não admira uma companhia que valoriza seu capital humano e procura promover seu bem-estar?

Estabelece um contraponto às exigências diárias.

Ao longo do ano, a divisão de responsabilidades em uma organização faz com que seja necessário realizar exigências e cobranças. Obviamente, todo profissional maduro sabe lidar perfeitamente com essas situações.
No entanto, quando o colaborador percebe que não apenas as responsabilidades e obrigações são divididas, mas que o sucesso também é celebrado em conjunto, sente que vale a pena se esforçar para obter os resultados propostos pela companhia.

Promove a valorização dos colaboradores

Quando a empresa faz todo um esforço e reserva parte de seu orçamento para promover uma confraternização com os funcionários, os profissionais entendem esse gesto como uma valorização do capital humano. E essa iniciativa é vista como um reconhecimento dos esforços empregados ao longo do ano para o crescimento da organização.
Nesses eventos, ainda é possível homenagear e agradecer a dedicação dos colaboradores, gerando um sentimento de pertencimento que produz engajamento.

Funciona como fator motivacional.

Ao se sentirem reconhecidos pela empresa e renovados após o fechamento de um ciclo, a tendência é que os colaboradores se sintam mais motivados a realizar seu trabalho com eficiência ainda maior.
O sentimento de pertencer a um time pode produzir um engajamento capaz de fazer sua equipe elevar seu nível de performance, gerando a produtividade e a lucratividade esperadas.
Só é preciso tomar cuidado para realmente fazer desse momento uma celebração das conquistas obtidas. Cobranças, metas para o ano seguinte e explicações sobre reestruturação devem ser evitadas a todo custo.
O importante é garantir que a confraternização seja uma ocasião para celebrar a vitória, estimulando os profissionais. Para repetir a dose, seus colaboradores certamente se empenharão para produzir resultados ainda melhores.
Entendeu como uma simples confraternização de empresa é, na verdade, uma gigante oportunidade para engajar seus colaboradores e promover resultados ainda melhores?
Então não perca a oportunidade de transformar seus funcionários em fãs!


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