Confraternização de empresa, efeito motivacional para colaboradores.
Você por acaso conseguiu reparar como, com a aproximação
do final do ano, os colaboradores logo começam a criar expectativas para o
evento de encerramento das atividades da empresa?
E motivos para isso não faltam! Afinal de contas,
especialmente em tempos de crise,
todos querem comemorar os resultados obtidos — por menores que sejam.
Será que essa ocasião serve apenas para diversão e
descontração? Que outras vantagens uma confraternização de empresa pode trazer?
Vamos mostrar aqui uma série de benefícios que uma
confraternização de empresa pode trazer para a produtividade, o bem-estar e a
integração dos colaboradores!
Marca o início a um novo
ciclo.
Independentemente de sua empresa ter conseguido alavancar
as vendas e a produtividade ou de ter enfrentado momentos de grande
dificuldade, é fato:
todas as organizações encaram desafios e conquistam
resultados ao longo de um ano.
Essa alternância de bons e maus momentos faz parte do
ciclo de qualquer empreendimento.
É no final
do ano que as pessoas geralmente se sentem mais dispostas a
esquecer as turbulências, renovar suas esperanças e focar esforços no alcance
de um resultado melhor.
Por mais que sejam apenas simbólicas nesse sentido, as
confraternizações de empresas marcam o encerramento de um período e o início de
um novo ciclo.
E essa é uma das
principais razões para que as pessoas fiquem mais otimistas e motivadas depois
desses eventos.
Proporciona momentos de
conversa descontraída.
Com a correria do dia a dia e as diversas tarefas para
realizar, os funcionários de qualquer empresa nem sempre têm a oportunidade de
realmente conversar com quem passam um grande período de tempo em suas vidas:
os colegas de trabalho.
Pois o evento de confraternização é uma ótima
oportunidade para eles se reunirem e finalmente conversarem de forma
descontraída.
Está aí se perguntando sobre o benefício dessa ação?
Além da diversão, claro, esse clima relacional e a
proximidade criada são soluções que amenizam um dos maiores problemas
enfrentados na gestão de recursos humanos: os conflitos pessoais.
O dinamismo e a interação típicos dessas ocasiões
favorecem a construção de um ambiente de trabalho mais agradável, propício a
resultados engrandecedores.
Promove a integração entre
setores.
Embora a maioria das pessoas passe mais tempo no trabalho
que em qualquer outro local, é muito comum que não tenham a oportunidade de
realmente se relacionarem com colegas de outros setores.
A confraternização da empresa é uma ocasião que pode
reduzir essa distância, promovendo uma maior integração.
Por isso, elabore atividades que estimulem esse convívio,
como gincanas, brincadeiras ou um amigo secreto. O importante é promover a
mistura, incentivando as pessoas a saírem da sua panelinha habitual.
Com a criação desses laços, as chances de sucesso da
empresa são potencializadas. Afinal, é mais fácil ser indiferente aos esforços
de um desconhecido do que às iniciativas do colega bacana com quem conversou na
última festa.
É um investimento em
endomarketing.
Acredite você ou não, a realização de confraternizações é
uma excelente estratégia de endomarketing.
Depois da comemoração, os colaboradores tendem a enxergar
sua função como mais que um mero trabalho. A partir daí, torna-se uma
oportunidade de percorrer uma jornada significativa em equipe, promovendo o
desenvolvimento pessoal.
Essa visão altera (e muito) a atitude dos funcionários em
relação à empresa. Na prática, eles passam a se empenhar mais para alcançar o
sucesso, transformando-se em verdadeiros aliados do negócio, promotores da
companhia diante dos clientes e da comunidade.
Reforça a cultura
organizacional.
Eventos são excelentes oportunidades para reforçar
a cultura organizacional,
aqueles valores que estão no DNA da empresa e que determinam sua postura quanto
à valorização dos funcionários, às políticas de trabalho e atendimento ao
cliente, aos hábitos incentivados ou reprovados, aos valores e à missão do
negócio, entre outros.
Portanto, além de refletirem a identidade da empresa, os eventos são
oportunidades para reconhecer ou destacar as equipes ou os colaboradores que
praticam cada um desses conceitos atrelados ao negócio.
Isso incentiva um comprometimento maior com a cultura
organizacional e tem um efeito multiplicador diante do grupo.
Favorece um marketing
indireto positivo.
Embora esse não seja o objetivo direto do evento, em
tempos em que as redes sociais dominam a comunicação, você pode ter certeza de
que seus funcionários farão questão de publicar fotos em sua festa de final de
ano.
E essa divulgação pode causar um impacto muito positivo
na imagem que a empresa imprime em seu mercado ou na sua região.
Afinal, quem não admira uma companhia que valoriza seu
capital humano e procura promover seu bem-estar?
Estabelece um contraponto
às exigências diárias.
Ao longo do ano, a divisão de responsabilidades em uma
organização faz com que seja necessário realizar exigências e cobranças.
Obviamente, todo profissional maduro sabe lidar perfeitamente com essas
situações.
No entanto, quando o colaborador percebe que não apenas
as responsabilidades e obrigações são divididas, mas que o sucesso também é
celebrado em conjunto, sente que vale a pena se esforçar para obter os
resultados propostos pela companhia.
Promove a valorização dos
colaboradores
Quando a empresa faz todo um esforço e reserva parte de
seu orçamento para promover uma confraternização com os funcionários, os
profissionais entendem esse gesto como uma valorização do capital humano. E essa iniciativa é vista como um
reconhecimento dos esforços empregados ao longo do ano para o crescimento da
organização.
Nesses eventos, ainda é possível homenagear e agradecer a
dedicação dos colaboradores, gerando um sentimento de pertencimento que
produz engajamento.
Funciona como fator
motivacional.
Ao se sentirem reconhecidos pela empresa e renovados após
o fechamento de um ciclo, a tendência é que os colaboradores se sintam mais motivados a realizar seu
trabalho com eficiência ainda maior.
O sentimento de pertencer a um time pode produzir um
engajamento capaz de fazer sua equipe elevar seu nível de performance, gerando
a produtividade e a lucratividade esperadas.
Só é preciso tomar cuidado para realmente fazer desse momento
uma celebração das conquistas obtidas. Cobranças, metas para o ano seguinte e
explicações sobre reestruturação devem ser evitadas a todo custo.
O importante é garantir que a confraternização seja uma
ocasião para celebrar a vitória, estimulando os profissionais. Para repetir a
dose, seus colaboradores certamente se empenharão para produzir resultados
ainda melhores.
Entendeu como uma simples confraternização de empresa é,
na verdade, uma gigante oportunidade para engajar seus colaboradores e promover
resultados ainda melhores?
Então não perca a oportunidade de transformar seus
funcionários em fãs!
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